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29/11/2011

• Diretoria Metropolitana realiza palestra no Curso de acolhimento aos novos Defensores

As demandas atendidas pelos Núcleos e Defensorias vinculadas e as formas de atendimento na Defensoria Pública do Estado do Pará, referentes à capital e região metropolitana de Belém, foram os principais focos da palestra “Atuação da Diretoria Metropolitana” realizada na manhã desta terça-feira, 29/11, em continuação ao “Acolhimento e V Curso Preparatório”. Além de acolher os novos Defensores, o curso visa também orientá-los acerca dos procedimentos, regulamentos, normas e toda sistemática que envolve o funcionamento da Defensoria Pública do Pará.

Durante a palestra “Atuação da Diretoria Metropolitana”, ministrada pela Defensora Pública e Diretora Metropolitana em Exercício, Rossana Parente, foram detalhados todos os Núcleos que integram a Defensoria Pública e que estão localizados na capital e região metropolitana de Belém. A Diretora explicou aos novos Defensores as principais demandas específicas que chegam aos Núcleos, e a forma de atuação dos Defensores nesses casos.

A Diretoria Metropolitana abrange os Núcleos especializados, que são: Núcleo de Atendimento da Criança e do Adolescente-NAECA; Núcleo de Atendimento da Mulher Vítima de Violência Doméstica - NAEM; Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos - NDDH; Núcleo de Atendimento Criminal - NACRI; Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem - NEAH, e o Núcleo de Atendimento Referencial - NARE. Os Núcleos setoriais, que são: da Marambaia, Jurunas e Guamá. Os Núcleos Distritais formados por Icoaraci e Mosqueiro. As Defensorias especializadas, que são: Juizado do Idoso e Juizado do Meio Ambiente. A Diretoria Metropolitana também abrange a 1ª Regional da Defensoria Pública, formada pelos municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara e Santa Izabel.

A Defensora Pública Rossana Parente explicou que muitos casos que chegam até à Diretoria Metropolitana são resolvidos através de acordos extrajudiciais entre as partes envolvidas, o que evita que os processos cheguem à esfera judicial. "Esses acordos consistem em conversas entre os defensores responsáveis pelos casos e os assistidos envolvidos no processo, o que quase sempre obtêm resultados positivos”, completou a Defensora.

“Deve-se olhar e tratar os assistidos com muito carinho, pois eles vêem a Defensoria como a última e muitas vezes a única alternativa que possuem, para que seus problemas sejam solucionados. Por isso, antes de todo e qualquer atendimento, é importante que os Defensores conversem com o assistido para que se possa ter a real dimensão do caso, pois eles já chegam aqui fragilizados”, finalizou Rossana Parente.

Matéria: Edilena Lobo.

Fotos: Kelly Beltrão.

 

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